OBRA BANGLADESH, 2019
Essa é uma obra que criei neste ano de 2019 para participar da FIBRA - 1ª.Bienal de arte têxtil no Brasil. A ideia foi desenvolvê-la como um alerta sobre questões de sustentabilidade social e ecológica, que proporciona a reflexão sobre a escravização de trabalhadores, mão de obra barata, em locais como Vietnan, China, Bangladesh e Camboja sofrem com condições insalubres para produzir confecções num modelo de produção fast fashion que propõe uma moda rápida e descartável.
A cor vermelho sangue do tecido da obra e as correntes ali dispostas fazem alusão a centenas de trabalhadores que morreram ao desabar um prédio inteiro por falta de segurança, onde funcionava uma fábrica de tecidos em Bangladesh em 2013, o que mostra o lado obscuro das grandes marcas ocidentais capitalistas, as quais preocupam-se quase que exclusivamente com sua rentabilidade.
Você tem consciência sobre de onde vêm as roupas que você consome? E que tipo de prática você está incentivando?
A obra BANGLADESH, de Nice Araujo, está em exposição até 20/12/2019 na Casa das Artes Villa Mimosa, Av. Guilherme Schell, 6270 - Centro, Canoas - RS
Comments